Comissão Europeia monitoriza congestionamento da Internet. Netflix e Youtube reduzem utilização

A Comissão Europeia lançou o apelo e os serviços de streaming aceitaram o desafio. Netflix e YouTube vão reduzir a qualidade de imagem dos seus conteúdos para permitir um maior tráfego de internet.

Rosário Lira - RTP /
Imagem de arquivo Reuters

A Netflix anunciou uma redução na qualidade de imagem dos seus conteúdos para a Europa, durante 30 dias, diminuindo em 25% o tráfego de Internet da Netflix e o Youtube comprometeu-se também a fazer o mesmo mas sem definir para já metas ou prazos.

Refira-se que de acordo com um relatório de 2019 só os fluxos de utilização da Netflix representaram cerca de 13% do tráfego geral da Internet.

Em comunicado o Youtube adianta estar a tomar medidas para ajustar automaticamente o sistema permitindo uma menor utilização da capacidade da internet mas ainda assim lembra aos clientes que podem manualmente fazer ajustes à qualidade do video.

As medidas de isolamento impostas em toda a Europa tem levado a um aumento da utilização da internet. Apesar de ainda não existir uma situação de congestionamento das infraestruturas da internet, a Comissão Europeia e o BEREC (Comité dos Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas) decidiram criar um mecanismo especial de comunicação para monitorizar o tráfego na internet, em cada Estado-Membro e assim poder tomar medidas caso comecem a surgir problemas de capacidade. 

A comissão Europeia reitera o apelo às plataformas de streaming para oferecer uma qualidade tipo standard em vez de alta definição e a cooperar com as operadoras de telecomunicações.

Nesta altura a Comissão Europeia lembra como é importante continuar a investir nesta área, nomeadamente no 5G.
PUB