Comissão Parlamentar no Brasil vai investigar denúncias que ligam Governo ao jogo

O Senado Federal criou hoje uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de envolvimento de um ex-assessor da Casa Civil da Presidência do Brasil com empresários do jogo.

Agência LUSA /

As denúncias surgiram em Fevereiro de 2004, quando a revista "Época" divulgou o conteúdo de uma fita de vídeo, gravada em 2002, em que o ex-assessor Waldomiro Diniz aparece a negociar propinas para campanhas políticas com um empresário do ramo de jogos electrónicos.

De acordo com as denúncias, Waldomiro Diniz, homem de confiança do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, poderá ter feito tráfico de influência quando já trabalhava no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Waldomiro Diniz foi exonerado no dia 13 de Fevereiro de 2004.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o presidente do Senado, Renan Calheiros, indicasse a composição da comissão de inquérito, conhecida como "CPI dos Bingos".

A decisão do STF resulta de acções movidas por partidos políticos.

No parlamento brasileiro, as Comissões Parlamentares de Inquérito são criadas para apurar factos relevantes para a vida pública e possuem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais.

Já está em curso no Congresso uma outra CPI, que está a investigar denúncias mais recentes de corrupção nos Correios.

Uma outra comissão de inquérito poderá também ser criada em breve para apurar as acusações de que deputados da base aliada do governo recebiam do Partido dos Trabalhadores (PT) 30 mil reais (10 mil euros) por mês para votarem a favor do governo Lula da Silva.

As denúncias sobre a existência do chamado "mensalão" foram feitas no início de Junho pelo presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), deputado Roberto Jefferson, acusado, por sua vez, de envolvimento no esquema fraudulento dos Correios.

As acusações de Jefferson resultaram na saída do ministro da Casa Civil, José Dirceu, que, no ano passado, havia resistido ao escândalo protagonizado pelo seu assessor directo.

José Dirceu foi substituído pela ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.

O presidente Lula da Silva deverá anunciar em breve mais mudanças no seu governo, mas está a encontrar dificuldades nas negociações com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), a quem ofereceu mais pastas, numa tentativa de assegurar a governação.


PUB