Comissário europeu pede a Bashir que concorde com envio de forças da ONU para Darfur

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 08 Dez (Lusa) - O comissário europeu para o Desenvolvimento, Louis Michel, manteve hoje encontros bilaterais com o Presidente do Sudão, Omar El-Bashir, com quem insistiu "para que o responsável responda favoravelmente ao envio de forças da ONU para Darfur".

Em declarações à Lusa, no final do primeiro dia de trabalhos da Cimeira UE/África, Louis Michel, congratulou-se ainda com as relações entre África e a União Europeia, que actualmente, são de "pura política".

"Creio que isso é verdadeiramente uma manifestação de absoluta maturidade, e creio que veremos bastante rapidamente os efeitos positivos dessa nova relação, que já não é entre um doador e um recebedor", afirmou.

"É, na verdade, uma relação do tipo político, estratégico", sublinhou

"Agora podemos dizer as coisas mesmo que não estejamos de acordo com o parceiro, temos o direito de dizer que não estamos de acordo", defendeu.

Louis Michel disse concordar com a intervenção proferida esta manhã, na sessão de trabalhos, pela chanceler Angela Merkel, que condenou a violação dos direitos humanos no Zimbabué, considerando que a situação no país "faz mal à imagem de uma nova África".

"Penso que Merkel fez um discurso notável, que colocou de forma muito correcta a questão da governança e dos direitos humanos no Zimbabué", afirmou.

"Acho bem que uma personalidade com o talento e estatuto de Merkel coloque esta questão", disse, adiantando "que uma cimeira desta é feita também para dizer coisas desagradáveis".

"Estou totalmente de acordo com ela, mas ao mesmo tempo penso, tal como ela, que esta não é uma cimeira Zimbabué/Europa, e portanto, nada, nem mesmo isso, deve estragar a cimeira", afirmou.


pub