Comité das Regiões debate situações de crise e calamidade

O contributo dos municípios e regiões para a gestão de situações de crise ou calamidade é um dos principais temas do plenário do Comité das Regiões que arranca esta quarta-feira, em Bruxelas, onde também será abordada a reconstrução da Ucrânia.

Lusa /
O Comité das Regiões vai debater assuntos prementes para o poder local europeu © European Union / Fred Guerdin

Presidida pelo português Vasco Cordeiro, a 155.ª sessão plenária do Comité das Regiões Europeu terá início com um debate com a comissária europeia para a Igualdade, Helena Dalli, a quem caberá falar sobre igualdade, diversidade e inclusão a nível local e regional, neste que é o Mês Europeu da Diversidade.

Segue-se um debate com o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarčič, estando em discussão a forma como os níveis de governo local, regional, nacional e da UE podem melhor trabalhar em conjunto para reforçar a resiliência da UE em caso de crises ou de catástrofes naturais.

O primeiro de dois dias de plenário termina com as participações do eurodeputado Jan Olbrycht, bem como da eurodeputada Margarida Marques, que intervirão no debate sobre as perspetivas para a revisão intercalar do orçamento da UE.

PUB