Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Comprou em 1974 um Rolex por 345 dólares e nem queria acreditar quanto vale hoje

por RTP
O relógio que foi agora avaliado DR

Um norte-americano levou um relógio Rolex, que comprou em 1974 por 345,97 dólares, a um programa de televisão sobre antiguidades para descobrir qual o seu valor atual. E a surpresa foi total.

O homem concorreu ao Antiques Roadshow – um programa de televisão que viaja pelo país à procura dos “tesouros escondidos da América” – com o seu Rolex Oyster Cosmograph, com o objetivo de conhecer o seu valor.

Durante o episódio desta segunda-feira, este norte-americano afirmou que comprou o relógio em 1974, quando era veterano da Força Aérea dos EUA, porque soube que era uma boa marca para fazer mergulho.

O relógio, considerado pelos colecionadores como “extremamente raro”, foi no programa avaliado pelos especialistas num valor entre os 500 mil e 700 mil dólares, uma vez que não teve grande uso e ainda inclui toda a documentação.

Na altura da compra o relógio custou – com o desconto por ter sido encomendado pela base da Força Aérea - 345,97 dólares, o equivalente a um mês de salário do ex-veterano.

Em 74, quando recebeu o relógio, o homem achou que era “bom demais” para se estragar com água salgada e decidiu guardá-lo num cofre durante quase 40 anos, retirando-o apenas para ocasiões especiais.

O relógio está em “perfeitas condições” e ainda tem os documentos de garantia, a brochura original da Rolex, dois recibos e as duas caixas originais em que é guardado.


Os colecionadores do programa ficaram encantados com o Rolex por ser muito idêntico ao que Paul Newman usou no filme Winning de 1969.

“É uma descoberta absolutamente fabulosa. É um dos principais e mais raros modelos do Paul Newman e, nessa condição, não acredito que exista melhor no mundo”, declarou Peter Planes, um dos avaliadores do programa.

pub