Comunidade amish está a aumentar - estudo
Washington, 22 Ago (Lusa) - Os amish, protestantes anabaptistas que vivem retirados do mundo moderno, sem electricidade nem meios de comunicação, estão a aumentar nos Estados Unidos, já que a sua população duplicou em 16 anos, revela um estudo.
Originalmente fixada nos Estados norte-americanos da Pensilvânia, do Ohio e de Indiana, a comunidade estende-se por 28 distritos da província canadiana do Ontário, indica uma investigação do centro de estudos anabaptista de Elizabeth Town College.
Em 2008 já foram contabilizados 231 mil amish, contra 125 mil em 1992, o que representa um aumento de 84 por cento.
Durante este período, sete novos Estados norte-americanos, incluindo o Arcansas, Colorado, Maine, Mississípi e Virgínia Ocidental, acolheram membros da comunidade, que se deslocam em caleças e respeitam o Ordnung, um código de conduta centrado nos valores evangélicos.
Nos Estados da Virgínia, Kentucky e Montana, a população amish subiu, respectivamente, 400, 200 e 150 por cento.
O crescimento da comunidade deve-se, em parte, segundo o autor do estudo, Donald Kraybill, à composição do agregado familiar, composto por pelo menos cinco crianças.
A investigação realça ainda que quatro em cada cinco jovens que, aos 18 anos, têm oportunidade de ver o mundo exterior e escolher a sua vida decidem continuar na comunidade.
ER.
Lusa/Fim