Conan Osíris fora da Eurovisão

| Mundo

|

Conan Osíris fica de fora da fase final do Festival da Eurovisão da Canção. O representante de Portugal atuou na primeira semifinal, esta terça-feira, em Telavive. A final do concurso decorre no próximo sábado.

Conan Osíris, com a canção Telemóveis, representou Portugal nesta eliminatória, tendo sido o 15.º concorrente a subir ao palco da Expo Telavive.




A canção que representou Portugal na Eurovisão não era das favoritas à final, a avaliar pela média de várias casas de apostas, calculada pelo site eurovisionworld.com, especializado no concurso. A falta de favoritismo acabou por se confirmar nesta semifinal.

Após a seminifinal desta noite,é a 9.ª vez que Portugal falha uma passagem à fase final do Festival Eurovisão da Canção. Já entre os anos 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014 e 2015, Portugal não passou à final do concurso.

A primeira semifinal foi disputada por 17 países, incluindo Portugal. Os países concorrentes atuaram pela seguinte ordem: Chipre, Montenegro, Finlândia, Polónia, Eslovénia, República Checa, Hungria, Bielorrússia, Sérvia, Bélgica, Geórgia, Austrália, Islândia, Estónia, Portugal, Grécia e San Marino.

O 64.º Festival Eurovisão da Canção, este ano, está a ser disputado por 41 países, no entanto, após as eliminatórias apenas 26 vão atuar na final.

Os dez finalistas apurados na primeira semifinal são: Grécia, Bielorrúsia, Sérvia, Chipre, Estónia, República Checa, Austrália, Islândia, San Marino e Eslovénia.

Aos dez países apurados nesta terça-feira à noite vão ainda juntar-se outros dez, escolhidos na segunda semifinal, na quinta-feira, dia 16 de maio

Os 20 países apurados nas duas semifinais juntam-se a França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido (os “cinco grandes”) e Israel (país anfitrião da edição deste ano), que foram qualificados automaticamente para a Final e, por isso, não atuam em nenhuma das semifinais.

Portugal, representado por Conan Osiris, ficou de fora do eurofestival esta terça-feira. Apenas dez países passaram à final nesta eliminatória do concurso, que decorre no próximo sábado, em Israel.

A informação mais vista

+ Em Foco

Foi há 50 anos que o Homem partiu para a Lua. De Cabo Canaveral, nos EUA, seguiram três astronautas para colocar os nomes na história da humanidade.

Ouvido pela RTP, o artista chinês mostra-se convicto de que Hong Kong e Macau não serão, no futuro, controlados pela China.

Começa a legislatura do Parlamento Europeu saído das últimas eleições. Conheça aqui os eurodeputados portugueses e as suas prioridades.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.