Concluída ao fim de 24 anos biografia de 12 mil páginas do imperador japonês Hirohito
Tóquio, 23 ago (Lusa) -- Mais de 24 anos de trabalho foram necessários para completar a biografia do falecido imperador japonês Hirohito, obra apresentada esta semana e que será publicada em 2015, com 12 mil páginas divididas em 61 volumes.
O livro, a cargo da Agência da Casa Imperial, relata o reinado de Hirohito (1901-1989), conhecido postumamente como o imperador Showa, que inclui sensíveis episódios históricos como a entrada do país na II Guerra Mundial ou o pós-guerra sob ocupação norte-americana.
Os atuais imperadores japoneses -- Akihito e Michiko -- participaram na revisão da obra e completaram os últimos capítulos, informou o responsável da agência, Noriyuki Kazaoka, em declarações reproduzidas pelos órgãos de comunicação nipónicos.
A recolha de informação para a biografia foi iniciada em 1990. Inicialmente, estava previsto que fosse dada à estampa em 16 anos, mas o prazo foi prorrogado por duas vezes até ao corrente ano.
A obra baseia-se no princípio da "transparência", segundo realça a Agência da Casa Imperial, que quis assim "colocar para trás das costas" as críticas que recebeu a biografia do antecessor de Hirohito -- o imperador Taisho (1879-1926) --, de que alguns trechos foram censurados.
Apesar disso, a agência decidiu deixar de fora os registos académicos de Hirohito e o seu historial médico, de acordo com a agência Efe.
A biografia tem por base a informação complicada junto de cerca de 3.000 fontes diferentes, incluindo diários dos ajudantes do imperador, registos das suas visitas a outros países e entrevistas com meia centena de funcionários do Palácio Imperial.
Um universo de 112 funcionários trabalhou na compilação da informação e na redação da obra, cuja realização custou 200 milhões de ienes (1,4 milhões de euros), sem contar com os gastos com o pessoal.
A Agência da Casa Imperial planeia publicar o primeiro volume do livro em março do próximo ano e editar os restantes tomos nos cinco anos seguintes.