Condoleezza Rice assegura que Estados Unidos não tencionam atacar Coreia do Norte
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, assegurou hoje em Seul que os Estados Unidos não tencionam atacar a Coreia do Norte, apesar dos veementes apelos de Washington para que Pyongyang abandone o seu programa nuclear.
"Não temos absolutamente nenhum desejo de atacar a Coreia do Norte", afirmou Rice, falando aos jornalistas sul-coreanos.
"Compreendemos que a Coreia do Norte é um Estado soberano. A Coreia do Norte não deve pensar que os Estados Unidos tencionam atacá- la", acrescentou a responsável norte-americana, que realiza um périplo pela Ásia.
Na véspera, em Tóquio, Rice instou a Coreia do Norte a regressar "imediatamente" à mesa das negociações, com vista à resolução da crise nuclear norte-coreana.
"A Coreia do Norte deve regressar imediatamente à mesa de negociações a seis, se é séria quando a exploração do caminho a seguir que nós e as outras partes propusemos", afirmou então Rice.
Nas negociações com vista a levar a Coreia do Norte a abdicar das suas ambições nucleares participam os Estados Unidos, a China, o Japão, a Coreia do Sul e a Rússia.
Os seis países já se encontraram por três vezes em Pequim, em Agosto de 2003, e em Fevereiro e Junho de 2004, até ver sem sucesso, e para já o regime comunista de Pyongyang exclui uma nova ronda de negociações.