Confrontos no Kosovo. "KFOR deveria ser imparcial", diz major-general Raul Cunha

por Antena 1

Georgi Licovski - EPA

Eclodiram novos confrontos entre sérvios e kosovares na região norte do Kosovo. As forças da KFOR intervieram e deste confronto resultaram cerca de 30 feridos entre os elementos da força internacional da NATO.

Apesar do repúdio e solidariedade por parte do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros para com os soldados, o major-general Raul Cunha, que já integrou a KFOR, ouvido pela Antena 1, considera que a força de manutenção de paz da NATO não agiu de forma imparcial, ao ter-se envolvido em confrontos com os manifestantes sérvios.

A França repudia a violência de ontem no norte do Kosovo e considera essencial para Pristina e Belgrado mostrarem responsabilidade e voltar à mesa das negociações em nome dos cidadãos sérvios e kosovares.

Nos últimos dias, a situação tem se registado tensa no norte do Kosovo com a comunidade de maioria sérvia a não reconhecer a autoridade de Pristina em quatro cidades da região.

Os sérvios boicotaram as eleições municipais de abril nestas localidades, o que resultou na eleição de autarcas albaneses.

Estes responsáveis políticos foram empossados na semana passada apesar dos apelos de apaziguamento lançados pela União Europeia e pelos Estados Unidos.
pub