Congo. Palco onde o papa vai discursar desabou

por RTP
Kinshasa prepara-se para receber o Papa Reuters

Uma cobertura que carregava um palco construído para receber o papa Francisco num estádio na cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, colapsou durante a madrugada de segunda-feira, depois de uma tempestade violenta. Está previsto que o papa discurse neste palco na próxima quinta-feira.

O papa vai chegar à República Democrática do Congo na terça-feira à tarde e vai dirigir-se aos jovens e catequistas de Kinshasa na próxima quinta-feira, no Estádio dos Mártires, na quinta-feira de manhã.

O palco está a ser reconstruído esta segunda-feira de acordo com aquilo que as autoridades de Kinshasa disseram à Reuters.

“Foi a estrutura e as placas de gesso que colapsaram mas o pódio aina está no sítio e há trabalhos a acontecer para reparar e colocar tudo em ordem”, explicou o chefe da polícia Sylvano Kasongo.

Os estragos aconteceram após uma madrugada em que houve chuvas torrenciais e ventos fortes, clima usual na capital congolesa. Nas redes sociais encontram-se fotografias de parte do palco destruído com uma outra parte ainda em condições de ser utilizado.



Com a iminente chegada do papa a Kinshasa, o estádio está a ser guardado pelo Guarda Republicana, um grupo militar de elite que costuma proteger o presidente e instituições de estado.

Em comunicado, o ministro do Interior, Aselo Okito, disse esta segunda-feira que visitou o estádio e que espera que as reparações sejam realizadas a tempo do evento em que o Papa vai participar na próxima quinta-feira.
PUB