Conselho Europeu em Bruxelas. Aprovado apoio de 50 mil milhões de euros à Ucrânia
Foi dada luz verde, esta quinta-feira, na reunião de líderes da União Europeia em Bruxelas, a um pacote de apoio à Ucrânia num montante de 50 mil milhões de euros.
Agreement!
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) February 1, 2024
The European Council delivered on our priorities.
Supporting Ukraine.
Fighting illegal migration.
Supporting European competitiveness.
A good day for Europe.
"Todos os 27 líderes chegaram a acordo sobre um pacote de apoio adicional de 50 mil milhões de euros para a Ucrânia no âmbito do orçamento da UE. Isto garante um financiamento constante, de longo prazo e previsível para a Ucrânia", acrescentou. "A UE está a assumir a liderança e a responsabilidade no apoio à Ucrânia; sabemos o que está em jogo".
We have a deal. #Unity
— Charles Michel (@CharlesMichel) February 1, 2024
All 27 leaders agreed on an additional €50 billion support package for Ukraine within the EU budget.
This locks in steadfast, long-term, predictable funding for #Ukraine.
EU is taking leadership & responsibility in support for Ukraine; we know what is…
A reunião extraordinária dos chefes de Governo e de Estado da UE tinha sido ameaçada nos últimos dois meses por um novo eventual bloqueio da Hungria relativo à reserva financeira de 50 mil milhões de euros para a reconstrução e modernização da Ucrânia, prevista no âmbito da revisão do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2024-2027 da UE. Viktor Órban ameaçou mesmo vetar o novo apoio.
Viktor Órban terá conseguido que, ao fim de dois anos, este mecanismo de ajuda à Ucrânia fosse reavaliado. Esta renegociação não permite poder de veto ao primeiro-ministro húngaro.
Os líderes europeus concordaram que é necessário garantir "estabilidade à Ucrânia". O presidente da Ucrânia agradeceu entretanto ao Conselho Europeu pela aprovação da verba para ajudar o país, invadido pela Rússia em 2022.
Numa mensagem publicada na rede social X, Volodymyr Zelensky manifestou “gratidão a Charles Michel e aos líderes da UE pela criação do Mecanismo para a Ucrânia, de 50 mil milhões de euros”, para o período 2024-2027, considerando esta “uma decisão muito importante dos 27 líderes que, mais uma vez, demonstra a forte unidade na UE".
Grateful to @CharlesMichel and EU leaders for establishing the €50 billion Ukraine Facility for 2024-2027.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 1, 2024
It is very important that the decision was made by all 27 leaders, which once again proves strong EU unity.
Continued EU financial support for Ukraine will strengthen…
Acabou por ser possível dar luz verde a esta reserva financeira de 50 mil milhões de euros (dos quais 17 mil milhões de euros em subvenções) para os próximos quatro anos para reconstrução da Ucrânia pós-guerra, montante que será mobilizado consoante a situação no terreno.