Conservadores regressam ao poder na Jamaica

Kingston, 26 fev (Lusa) - A Jamaica vai passar a ser governada pelo conservador Partido Trabalhista da Jamaica (JLP), liderado por Andrew Holness, que estava na oposição e ganhou as eleições legislativas de quinta-feira, foi hoje anunciado.

Lusa /

"Este não é o fim de uma viagem, mas o começo da mudança na Jamaica", disse Andrew Holness a apoiantes do partido que celebravam a vitória em frente da sede do JLP, prometendo encabeçar um novo Governo capaz de provar que "uma Jamaica melhor é possível" e de solucionar os principais problema sociais e económicos do país.

O JLP ganhou 33 dos 63 lugares do parlamento jamaicano. Apesar do nome, o JLP é um partido considerado de centro-direita.

Já o social-democrata Partido Nacional Popular (PNP), que estava no poder, ficou com os restantes 30 assentos.

O PNP, que governou o país entre 1989 e 2007 e entre 2012 e 2016, é liderado pela ainda primeira-ministra Portia Simpson Miller.

Holness já foi primeiro-ministro durante alguns meses, entre 2011 e 2012, quando sucedeu a Bruce Golding, que abandonou o cargo para, afirmou na altura, dar lugar às novas gerações.

Poucos meses depois de ocupar o cargo, Holness antecipou eleições em quase um ano, com o objetivo de legitimar a sua nomeação para chefe do Governo. Acabou por perder as eleições de 2012, regressando agora ao poder.

O maior desafio de Holness será manter a economia em crescimento num momento em que se teme que a Jamaica seja o próximo país do Caribe a enfrentar uma crise da dívida.

No discurso de vitória, Holness prometeu também atacar o problema do abastecimento de água potável que tem a ilha e as deficiências do seu sistema de Saúde e Educação.

Tópicos
PUB