Consulado Geral de Portugal em Londres já expediu 100 cartões do cidadão

por Rosário Lira - RTP
Hannah McKay - Reuters

O Consulado Geral de Portugal em Londres recebeu 150 pedidos para envio do cartão do cidadão ao domicílio e já expediu 100, no prazo de 15 dias. A medida que permite o envio do cartão do cidadão renovado no posto consular para o domicílio dos portugueses residentes no estrangeiro entrou em vigor no final do ano passado, mas até ao momento apenas os consulados de Londres e Manchester conseguiram colocar esta opção em prática.

A Cônsul Geral de Portugal em Londres, Cristina Pucarinho, revelou no programa Decisão Nacional, da RTP Internacional, que existem milhares de documentos à espera de serem levantados no consulado e lembrou que a entrega ao domicílio se aplica também aos pedidos que foram feitos antes da entrada em vigor da medida.

Para agendar a entrega, basta preencher um formulário disponível no site do consulado.
A entrega ao domicílio do cartão do cidadão no Reino Unido ganha especial relevância porque é também uma forma de acelerar o processo tendo em vista a obtenção o seu estatuto de residência no pós-Brexit.

Neste momento, segundo a secretária de Estado das Comunidades, há 360 mil portugueses que pediram o estatuto de residência no Reino Unido, um número que poderá ascender aos 400 mil.

Ainda assim, apesar do número elevado e dos atrasos na renovação e entrega do cartão do cidadão registados no consulado em Londes, Berta Nunes garantiu que está a ser dada prioridade a quem está prestes a ter o cartão do cidadão caducado para evitar que o processo de permanência no Reino Unido fique comprometido. Assegura mesmo que quem precisar vai ter uma resposta rápida.
Ainda segundo a secretária de Estado das Comunidades, o consulado de Portugal em Paris deverá ser o próximo a pôr em prática a possibilidade de entrega do cartão do cidadão ao domicílio.
De referir que a entrega ao domicílio no caso dos portugueses residentes no estrangeiro ainda não se aplica às renovações do cartão do cidadão feitas online, uma situação que, segundo a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, está a ser estudada.
Atualmente existem cerca de 3,5 milhões de titulares de cartões do cidadão com residência no estrangeiro, distribuídos por 197 países e regiões. Um número que tende a aumentar.
pub