Controlado incêndio em veleiro "Cutty Sark" do século XIX

Um incêndio, que deflagrou a bordo do veleiro-museu "Cutty Sark", atracção turística de Londres construído no século XIX, encontra-se já controlado, disseram hoje os bombeiros da capital britânica.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

As televisões britânicas Sky News e BBC difundiram imagens do veleiro, enegrecido e muito danificado.

Os bombeiros, que responderam à chamada de socorro cerca das 04:45 (mesma hora em Lisboa) na doca seca do veleiro, deram o incêndio como extinto cerca das 07:00, estando a causa do mesmo a ser investigada.

"Estamos a lidar com este incêndio como um incêndio suspeito", afirmou o inspector da polícia Bruce Middlemiss, adiantando que várias pessoas foram vistas na zona onde o veleiro se encontrava quando o incêndio deflagrou.

Chris Levett, presidente da empresa Cutty Sark, afirmou que a bordagem e muitos artefactos históricos foram retirados para restauro, tendo manifestado esperança de que o veleiro possa vir a ser restaurado.

O "Cutty Sark", construído em 1869, em Dumbarton, na Escócia, era o único exemplar do mundo ainda existente de "clippers", veleiros com múltiplas velas usados para transporte de carga, na época.

A embarcação original era um dos principais patrimónios históricos do Reino Unido e uma das mais populares atrações turísticas de Londres, tendo atraído 15 milhões de visitantes nos últimos 50 anos.

O veleiro estava a beneficiar de trabalhos de restauro, em Greenwich, a sudeste de Londres, e deveria reabria as portas ao público em 2009.

O "Cutty Sark" é o último "clipper" que serviu no comércio do chá entre o Reino Unido e a China. Foi também usado no comércio da lã entre a China e Londres. Chegou em segundo lugar, em 1872, uma semana depois do "clipper" Thermopylae construído para o comércio do chá.

PUB