Coreia do Norte convoca parlamento para combater influências estrangeiras

por Lusa
O parlamento da Coreia do Norte vai debater uma proposta de lei que pretende combater a influência cultural do Sul KCNA via EPA

A Coreia do Norte convocou uma sessão do parlamento para debater uma proposta de lei que pretende combater a influência cultural do Sul.

A Assembleia Popular Suprema norte-coreana vai debater um projeto "sobre a proteção do dialeto cultural de Pyongyang", encarado como uma nova tentativa de impedir a entrada de influências estrangeiras no país isolado, indicou a agência de notícias oficial norte-coreana, KCNA.

Desde o início da pandemia de covid-19 que o regime já alertava contra o uso de palavras estrangeiras, em referência ao coreano falado no Sul e ao qual os norte-coreanos têm acesso através de conteúdo audiovisual contrabandeado para o país.

A Assembleia Popular Suprema vai também analisar a execução do orçamento de Estado deste ano, aprovar o orçamento para 2023 e discutir leis relacionadas com o trabalho da Procuradoria-Geral norte-coreana.

A convocação de uma sessão parlamentar foi decidida, por unanimidade, na terça-feira, pela comissão permanente da Assembleia Popular Suprema, numa reunião em Pyongyang, na qual o líder Kim Jong-un não esteve presente.

A Assembleia Popular Suprema, cujo papel é aprovar as decisões da liderança do regime, costumava realizar-se apenas uma sessão por ano, normalmente em abril, sobretudo para lidar com orçamentos e questões organizacionais.

No entanto, em 2022, o parlamento realizou duas sessões anuais, em fevereiro e setembro.

Na última sessão, a Assembleia Popular Suprema aprovou uma lei que autoriza o lançamento de ataques com armas nucleares e declara como irreversível o estatuto de potência nuclear do país

A convocação da sessão parlamentar surge numa altura de grande tensão na península coreana.

 

Tópicos
pub