Coreia do Norte prepara ampliação de base de lançamento de mísseis

Seul, 05 mar (Lusa) -- A Coreia do Norte está a trabalhar na ampliação da sua base de lançamento de mísseis no nordeste do país e alterou a forma das ogivas para ganhar precisão, informou hoje o diário sul-coreano Chosun Ilbo.

Lusa /

O jornal cita um especialista que refere que a "Coreia do Norte está a construir uma nova unidade projetada para o lançamento de foguetes em massa", em Musudan-ri, a base a partir da qual o regime de Kim Jong-un realizou anteriores ensaios de mísseis balísticos.

No local, "está a proceder-se à ampliação em 28 metros da fábrica de montagem para que possam ser colocados, ao mesmo tempo, dois mísseis de longo alcance", afirmou o especialista, que não foi identificado pelo jornal.

As autoridades da Coreia do Sul acreditam que a renovada plataforma de lançamento de Musudan-ri é maior do que a de Tongchang-ri -- no noroeste do país -- que serviu como base para o lançamento de foguetão de longo alcance em dezembro que terá colocado em órbita o primeiro satélite espacial da Coreia do Norte.

Num clima regional marcado pela tensão e de `corrida` ao armamento, a Coreia do Sul anunciou hoje, por seu turno, que pretende desenvolver até 2015 um sistema de disparo por controlo remoto como novo recurso militar face à ameaça que suscita a Coreia do Norte.

O sistema, que estará munido de câmaras de vigilância e de metralhadoras, permitirá aos soldados vigiar os inimigos à distância e gerir as armas por controlo remoto, de acordo com a entidade responsável pela aquisição de material e equipamentos da Defesa sul-coreana.

As relações entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul têm sido marcadas sobretudo nos últimos dois ano e meio pela tensão, agravada a 12 de fevereiro quando Pyongyang levou a cabo o seu terceiro ensaio nuclear.

Ambas as Coreias permanecem tecnicamente em guerra, dado que o conflito armado (1950-1953) terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

Tópicos
PUB