Coreia do Sul retoma propaganda fronteiriça contra Coreia do Norte

Seul decidiu voltar a fazer soar propaganda anti regime norte-coreano, em alto e bom som, através de alto-falantes colocados na zona de fronteira militarizada que divide os dois países.

Graça Andrade Ramos - RTP /
Soldados sul coreanos desmantelam em 2004 uma série de alto-falantes usados para transmitirem propaganda anti norte-coreana na fronteira militarizada entre os dois países Reuters

Este é um tipo de provocação que desagrada particularmente a Pyongyang. A tática é usada por ambos os países que dividem entre si a península coreana.

No verão passado chegou a dar-se troca de tiros de artilharia quando o regime do norte exigiu o fim da provocação do sul.

Em agosto passado Seul suspendeu a propaganda fronteiriça após um acordo com Pyongyang para distender as relações mútuas. Mas vai retoma-la já esta sexta-feira, após o teste nuclear ontem efetuado pelo regime norte-coreano, que anunciou ter detonado uma bomba de hidrogénio miniatura.

Apesar de estar a ser recebido com ceticismo - a potência da explosão registada por sismógrafos em todo o mundo foi mesmo inferior ao impacto de uma bomba atómica normal - este teste foi uma "grave violação" do acordo do verão passado, afirmou em comunicado o representante presidencial para a segurança nacional sul-coreana, Cho Tae-yong.

"Os nossos militares estão em estado de prontidão total e, se a Coreia do Norte voltar às provocações, haverá punições", afirmou Cho.

A Coreia do Sul estará ainda em conversações com os Estados Unidos para colocar armaento norte-americano estratégico no seu território. Seul, tecnicamente ainda em estado de guerra com a Coreia do Norte, já afastou a hipotese de recorrer a dissuasores nucleares.

Especialistas concordam que será muito pouco provável que Washington volte a instalar mísseis nucleares na Península Coreana, depois de os ter retirado em 2011, o que poderia provocar uma resposta dramática do regime de Pyongyang.

O recurso aos alto-falantes para efeitos de propaganda na Peníncula da Coreia já vem de longe e é suspenso e retomado ao sabor dos acordos estabelecidos entre os dois países ou de outras provocações.

Em junho de 2004 Seul retirou os alto-falantes colocados em Paju para marcar o quarto aniversário de uma cimeira entre os líderes do sul e do norte.

PUB