Correio destinado a Deus chega diariamente ao Muro das Lamentações

O funcionário dos correios de Jerusalém que diariamente leva para o Muro das Lamentações as cartas destinadas a "Deus" conta nesta época do ano com vários ajudantes dado o enorme volume de correio vindo de todo o mundo.

Agência LUSA /

Há muito que se tornou numa tradição, tanto local como dos turistas de qualquer religião, escrever a Deus um bilhete, introduzindo-o entre as pedras milenárias do Muro.

Nos últimos anos passaram também a chegar aos Correios cartas endereçadas a "Deus" nas mais diversas línguas e caracteres, e o director daquele estabelecimento decidiu então mandar diariamente um funcionário ao "seu destino", entre as pedras do vetusto Muro.

Mais recentemente, com a globalização e a era do correio electrónico, o Muro passou a ter o seu próprio número de fax, 972-2- 5612222, que recebe em média cerca de 200 mensagens por semana.

Este ano, o Muro passou a ter também um endereço de correio electrónico posto à disposição dos utentes pela companhia telefónica Bezeq - kotel@onemail.bezeq.com.

Num dos faxes pode ler-se que um iraniano pediu a um amigo, que viajara para a Europa, que fizesse chegar o seu pedido ao destino certo.

Outro veio do Japão, precedido de duas linhas em inglês, pedindo para que fosse introduzido entre as pedras do Muro, e pedindo desculpa por o resto do texto estar escrito em japonês - provavelmente pare evitar a indiscrição do carteiro! Também do lado palestiniano as tradições globais da época natalícia não são descuradas.

O director dos correios da cidade de Belém aceita correio de Boas Festas, que lhe é enviado de todo o Mundo, dentro de um envelope dirigido a ele e acompanhado de um cheque para os selos, e de boa- vontade o faz seguir com o carimbo original da cidade onde Jesus nasceu.

O Natal é celebrado em datas distintas pelas três denominações cristãs: em 25 de Dezembro, pelos católicos romanos, a 7 de Janeiro pelos ortodoxos gregos, e a 18 do mesmo mês pelos arménios.


PUB