Correios britânicos carimbam cartas para o estrangeiro com referência à criança desaparecida
A maioria das cartas enviadas do Reino Unido para o estrangeiro estão a ser carimbadas com uma mensagem de apoio à campanha para encontrar Madeleine McCann, disse hoje à Lusa a companhia de correios britânica.
Ao lado dos selos pode ler-se "Find Madeleine" [Encontre a Madeleine] e em letras mais pequenas a página de Internet da campanha (www.findmadeleine.com).
Este carimbo está a ser colocado "na maioria dos envelopes que vão para o estrangeiro desde o início da semana", o que no total ascende a vários milhões, disse à agência Lusa um porta-voz do Royal Mail, a companhia de correios britânica.
A ideia foi escolhida no meio de "milhares de sugestões" feitas pelos empregados da companhia, que na maioria são carteiros ou carteiras.
"São pessoas muito interactivas e que todos os anos recolhem milhões de libras para acções de solidariedade", elucidou a mesma fonte.
Esta e outras propostas para ajudar na campanha foram depois apresentadas à família McCann, que expressou a vontade de ver o carimbo nas cartas destinadas ao estrangeiro "para aumentar a atenção internacional".
O porta-voz explicou que, pelo menos uma vez por ano, a companhia coloca ao lado dos selos nas cartas nacionais um carimbo com uma mensagem, como a promoção da reciclagem.
Além do carimbo, os correios britânicos estão também a dar aos clientes que compram cartões de chamadas internacionais panfletos com a fotografia de Madeleine e os números de telefone das autoridades portuguesas e britânicas para onde as pessoas podem dar informações úteis.
No panfleto pode ainda ler-se um apelo a doações de dinheiro para a campanha para encontrar a criança através de uma conta bancária especial dos correios britânicos [no Reino Unido podem abrir-se contas nos postos de correio].
O valor recolhido até agora não foi revelado.
Finalmente, a página electrónica dos correios (www.royalmail.com) tem também um link para a página da campanha para encontrar Madeleine McCann, a criança inglesa de quatro anos que desapareceu no Algarve a 03 de Maio.
De acordo com o mesmo porta-voz, a empresa está " a estudar outras iniciativas para apoiar a campanha".
Segundo a página da campanha "Find Madeleine", até hoje foram doados directamente para o fundo criado para o efeito 673.366,97 mil libras [993.400 euros].
A imprensa britânica avançou esta semana a hipótese de um marcador com a imagem de Madeleine acompanhar o livro de Harry Potter, que é lançado a 21 de Julho, mas nada foi ainda confirmado.
"Houve alguns contactos indirectos com ela", assumiu há dias o pai da criança, Gerry.
A autora, JK Rowling, foi uma das personalidades a oferecer dinheiro de recompensa a quem desse uma pista crucial para encontrar Madeleine.