Corrida aos selos e a outros "souvenirs" de João Paulo II

Terminado o período oficial de luto de João Paulo II, regressa a corrida aos "souvenirs", selos, livros e imagens do Pontífice, tanto no Vaticano como em vários sites na Internet, que oferecem um pouco de tudo.

Agência LUSA /

As lojas do Vaticano e de Roma aumentaram significativamente a quantidade de artigos disponíveis, que vão das canecas aos "pins", às canetas, cartazes, calendários ou pequenas figuras em cobre ou porcelana do anterior Papa.

Também as livrarias aumentaram o espaço reservado aos livros sobre Religião, dando preponderância aos de João Paulo II, sobre o Pontífice ou o Vaticano.

O volume de vendas do último livro de João Paulo II, "Memória e Identidade: Conversas entre Milénios", aumentou 50 por cento na última semana, com mais de 15 mil exemplares vendidos por dia, segundo responsáveis da editora Rizzoli.

Alguns fabricantes de lembranças admitem mesmo que, dada a procura por revendedores, foram obrigados a parar todos os outros projectos, concentrando-se apenas na produção e distribuição de material alusivo ao Papa João Paulo II.

Uma procura a que se acrescenta a compra de edições especiais de revistas italianas, dedicadas a João Paulo II - incluindo a Vanity Fair de 14 de Abril que tem o Pontífice na capa -, das edições do jornal do Vaticano L+Osservatore Romano e até de DVD sobre a vida do Papa.

Esta semana, centenas de pessoas dirigiram-se também aos Correios do Vaticano para comprar os selos especiais que marcam o período entre a morte de João Paulo II e a eleição do seu sucessor.

Os selos "Sede Vacante", do período de interregno entre Papas, diferem dos normalmente emitidos pelo Vaticano por incluírem apenas duas chaves cruzadas, o símbolo do Estado, e não terem as insígnias Papais.

Válidos até que o nome do novo Papa seja anunciado, os selos rapidamente chegaram à Internet, a preços bastante acima do seu valor normal. Com a palavra "Citta del Vaticano", e com preços de 60, 62 e 80 cêntimos, os 700 mil selos impressos pelos Correios do Vaticano interessam especialmente aos coleccionadores.

A tradição de imprimir selos especiais, que só começou em 1929, teve uma interrupção de 27 anos, o que torna esta edição ainda mais apetecível.

O interesse é bem visível nos sites de leilões da Internet, onde não só selos mas também outros artigos alusivos a João Paulo II aparecem à venda.

No site da ebay, por exemplo, um dos itens mais caros é uma colecção de selos, oferecida por 5.000 dólares. Um conjunto de cinco selos e um terço abençoado pelo falecido Pontífice são os artigos que mais ofertas recolheram.

Entre os itens leiloados estão várias cópias das edições especiais do jornal do Vaticano, o L+Osservatore Romano, anunciando a morte do Pontífice, e da edição do dia do funeral.

Há ainda um autógrafo de João Paulo II, que está a suscitar uma luta renhida e cujo preço já vai em mais de 6.000 dólares com um total de 48 ofertas. Um livro também autografado por João Paulo II, inicialmente com o valor de um dólar, já atingiu os 4.000.

Por valores um pouco mais alto podem ser comprados uma garrafa de Coca-Cola comemorativa de João Paulo II (custa só 10 mil dólares), um endereço na Internet (www.TheGreatPopeJohnPaulII.com) - para o qual são pedidos 10 milhões de dólares - ou uma foto do Pontífice a deitar a língua de fora (por um milhão de dólares), que o vendedor garante ser genuína.

PUB