Costa no Conselho Europeu? Decisão marcada para reunião de líderes que começa hoje em Bruxelas

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia decidem no encontro que começa esta quinta-feira se aprovam a nomeação do ex-primeiro-ministro português António Costa para a presidência do Conselho Europeu, no âmbito do pacote dos cargos de topo europeus até 2029.

RTP /
António Costa no Conselho Europeu decide-se hoje Reuters

Reunidos em Bruxelas, os líderes dos 27 vão discutir os altos cargos das instituições da União Europeia no próximo ciclo institucional (2024-2029) depois das eleições europeias e dois dias depois do anúncio de um aval político preliminar das principais famílias políticas (centro-direita, socialistas e liberais).

Na passada terça-feira, os nomes de António Costa para a liderança do Conselho Europeu, de Ursula von der Leyen para um segundo mandato na Comissão Europeia e da primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para chefe da diplomacia comunitária, receberam uma aprovação política preliminar
, seguindo-se agora discussões entre os líderes dos 27 e uma votação final que tem de ser feita por maioria qualificada (e não por unanimidade).
Não se esperam reviravoltas, mas apenas depois da votação é que haverá certezas sobre o futuro político de António Costa.

Na reunião de líderes, que se prolonga até sexta-feira, Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que apoia António Costa para presidir ao Conselho Europeu. O chefe do Executivo considera Costa "o melhor socialista" para o cargo.

Zelensky assina acordo de segurança
Ainda hoje, de assinalar em Bruxelas a presença do presidente ucraniano. Volodymyr Zelensky assinou um acordo de segurança com a UE, após quase dois anos e meio da invasão russa da Ucrânia e de o bloco europeu ter disponibilizado principalmente ajuda financeira a Kiev.





PUB