Covid-19. China regista mais 23 casos locais e 24 oriundos do exterior

por Mário Aleixo - RTP
Casos locais e outros importados teimam em manter-se e os chineses parecem tomar cuidados redobrados Tingshu Wang - Reuters

A Comissão de Saúde da China anunciou terem sido identificados 23 casos de contágio local, nas últimas 24 horas, na região de Xinjiang, extremo noroeste do país, e 24 casos oriundos do exterior.

No domingo, a China localizou um surto na cidade de Kashgar, mas inicialmente os casos detetados eram assintomáticos.

A China não inclui pessoas infetadas assintomáticas nas estatísticas oficiais até que apresentem sintomas da doença.

Após o diagnóstico do primeiro caso, as autoridades de saúde locais lançaram uma campanha de testes em grande escala que prevê abranger 4,7 milhões de pessoas.

Os casos importados foram diagnosticados nos municípios de Xangai (leste), Tianjin (nordeste) e Pequim (norte) e nas províncias da Mongólia Interior (norte), Guangdong (sul), Jiangsu (leste), Fujian (sudeste) e Shaanxi (centro).

As autoridades disseram que, nas últimas 24 horas, sete pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país se fixou em 286, incluindo três doentes em estado grave.

Desde o início da pandemia, a China registou 85.915 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
Tópicos
pub