Covid-19. Espanha dá passo atrás e restringe 70 mil pessoas na Galiza

por RTP

Depois de, no sábado, a Catalunha ter anunciado novas restrições a cerca de 200 mil pessoas na região de Lérida, Espanha volta a dar um passo atrás no desconfinamento. Com a identificação de um novo surto na zona de Lugo, a região nordeste da Galiza vai impor restrições a 70 mil pessoas.

A uma semana das eleições regionais na Galiza, a localidade costeira de A Marina, pertencente à região de Lugo, vai impor restrições pelo menos nos próximos cinco dias, anunciaram as autoridades este domingo.

Nos últimos dias foi identificado um surto nesta zona do norte da Galiza, que já causou mais de 100 infeções. Embora seja um destino turístico popular nesta altura, as autoridades decidiram impor novas restrições aos cerca de 70 mil habitantes de A Marina.

Estas medidas vão estar em vigor durante cinco dias - a partir da meia-noite de segunda-feira e até ao fim do dia de sexta-feira - , mas os autarcas admitem prolongar as restrições, mesmo havendo eleições regionais no próximo domingo.

Com o objetivo de conter este surto, serão limitados e reduzidos os horários de todos os serviços públicos e privados, assim como as lotações em espaços públicos e comerciais.

A população desta zona costeria galega não poderá sair da região, tendo esclarecido o governo regional que as pessoas podem deslocar-se dentro da localidade, mas só podem sair para outras regiões para trabalhar, ou em circunstâncias excecionais.

O ministro regional de Saúde, Jesus Vazquez Almuina, disse numa conferência de imprensa que os novos surtos estavam associados a vários bares da região. As autoridades regionais de saúde contabilizaram 258 casos na Galiza, dos quais 117 em Lugo.

A capacidade em bares e restaurantes será reduzida para 50 por cento e as pessoas serão obrigadas a usar máscara facial, mesmo que estejam ao ar livre, como na praia ou na piscina.

O confinamento da cidade galega acontece um dia depois de o presidente da região da Catalunha, ter anunciado o confinamento em torno da cidade Lérida, devido à multiplicação dos casos de contágio do novo coronavírus.
Bélgica altera recomendação para viagens a Espanha de "verde" para "laranja"
Este domingo, a Bélgica anunciou que alterou a recomendação para viagens turísticas a Espanha de "verde" para "laranja", após o confinamento decretado na província catalã de Lérida.

A Bélgica avalia com um "semáforo" a recomendação de viagem para os países europeus onde considera mais seguro viajar na Europa (viagens não essenciais, como o turismo) durante a pandemia. Assim, a passagem de "verde" para "laranja" significa que, de "viagens possíveis" sem condições, essas deslocações são agora "possíveis sob reserva de quarentena, um teste (para coronavírus) ou outras condições", de acordo com o site do Serviço de Relações Exteriores da Bélgica.

A ministra da Saúde da Bélgica, Maggie De Block, recomendou que os belgas que visitassem a região de Lérida limitassem os seus contactos e fizessem um teste à Covid-19 no regresso à Bélgica, divulgou a agência EFE.

A Espanha começou este fim-de-semana as férias de verão com o sistema de saúde em alerta para surtos de coronavírus, e com o confinamento novamente decretado em duas regiões do país - Catalunha e zona norte da Galiza.

Recorde-se que Espanha foi um dos países mais afetados da Europa pela pandemia, contabilizando já mais de 250.500 casos de infeção e 28.385 vítimas mortais.

Tópicos
pub