Covid-19. Estados Unidos aprovam primeiro teste rápido caseiro

Os reguladores norte-americanos permitiram na terça-feira a utilização de emergência do primeiro teste rápido para detetar o novo coronavírus, que pode ser realizado inteiramente em casa e apresenta resultados em 30 minutos.

Mário Aleixo - RTP /
O teste poderá ajudar na deteção da infeção Carlos Jasso - Reuters

O anúncio feito pela Administração Federal de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos representa um passo importante nos esforços do país para expandir as opções de testes à Covid-19.

A FDA (Food and Drug Administration) aprovou um "kit" de teste para pessoas com mais de 14 anos. O teste, que só pode ser prescrito, fornece resultados em 30 minutos.

“Continuamos a demonstrar uma velocidade sem precedentes em resposta ao # COVID19”, tuitou o comissário da FDA, Stephen Hahn.

“O FDA autorizou o primeiro teste # COVID19 que é totalmente autoadministrado e fornece resultados em casa. É um avanço importante, reforçando o nosso compromisso em expandir o acesso ao teste.”

A autorização é para um kit de amostra nasal caseiro desenvolvido pela companhia Lucira Health. Os utilizadores recolhem uma amostra com o cotonete nasal incluído e, de seguida, colocam a amostra num pequeno frasco.

O frasco é inserido num pequeno dispositivo que faz a análise. Uma tela iluminada no dispositivo mostra o resultado em 30 minutos ou menos.
Avanço em relação ao processo anterior
A FDA já tinha aprovado os testes caseiros de Covid-19, dando luz verde no final de abril e início de maio para dois "kits" de recolha de amostra nasal e um "kit" de recolha de amostra de saliva.

No entanto, essas amostras tinham de ser enviadas para um laboratório para processamento, em vez de revelar os resultados em casa.

Embora o teste Lucira forneça resultados imediatos, ainda não é o tipo de teste de antígeno barato e rápido que alguns pesquisadores pediram para fazer o rastreamento populacional em grande escala.
Tópicos
PUB