Covid-19. EUA aprovam pacote 900 mil milhões de dólares para empresas e emprego

Depois de vários meses de discussão, os congressistas dos Estados Unidos concordaram em aprovar um pacote de cerca de 900 mil milhões de dólares, para apoiar empresas e programas de emprego.

Cristina Sambado - RTP /
Nos Estados Unidos a fome está a aumentar e a procura pelos bancos de alimentares a subir Mike Blake - Reuters

A verba deve acompanhar um valor de 1,4 biliões para financiar as operações do Governo nos próximos nove meses, avança a BBC.

Muitos dos programas aprovados anteriormente, para fazer face à pandemia de Covid-19, terminam no final do mês.

Cerca de 12 milhões de norte-americanos correm o risco de perder acesso aos benefícios de desemprego.


O pacote de apoio agora aprovado vai ser votado esta segunda-feira pela Câmara dos Representantes e pelo Senado. De seguida, terá de ser assinado como lei pelo Presidente Donald Trump.
O que se sabe sobre o novo pacote de apoio?
O novo pacote incluirá o pagamento de 600 dólares à maioria dos norte-americanos e um suplemento temporário de 300 dólares por semana aos desempregados. Deverá incluir ainda 300 biliões em apoio para empresas, verbas para a distribuição de vacinas, escolas e apoios aos inquilinos que estão em risco de ficar desalojados.

Nos Estados Unidos a fome está a aumentar e a procura pelos bancos de alimentares a subir.


O acordo foi anunciado pelo líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell. “Podemos finalmente anunciar que a ajuda está a caminho. Algo que a nossa Nação necessitava de ouvir há muito tempo”, afirmou.

Segundo Mitch McConnell, o pacote agora aprovado contém “políticas direcionadas a ajudar os norte-americanos que estão em dificuldades, que já esperam há muito tempo”.

Já a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, ambos democratas, consideram que foram aprovados “fundos urgentes e necessários para salvar vidas e meios de subsistência do povo americano, à medida que a pandemia de Covid-19 acelera”.

O projeto de lei agora aprovado não inclui ajuda aos governos locais, que eram uma das prioridades de muitos democratas.
E a ajuda anterior?
Em março, os Estados Unidos tinham aprovado um pacote de 2,4 triliões de dólares para alívio económico, incluindo pagamentos únicos de estímulo de 1.200 dólares para empresas.

Devido à pandemia, durante a primavera 20 milhões de norte-americanos perderam o emprego e a taxa de desemprego subiu para 14,7 por cento em abril.

Cerca de metade dos empregos foram recuperados, mas economistas e empresas têm pressionado o Congresso para aprovar um novo pacote de estímulos, à medida que os programas de apoio terminam e o dinheiro acaba, o que provoca uma desaceleração da recuperação.

Uma pesquisa da Câmara do Comércio, divulgada na passada terça-feira, revelou que três quartos das pequenas empresas necessitavam de ajuda do Governo para sobreviver.

Nos últimos cinco meses, a taxa de pobreza nos EUA disparou, atingindo 11,7 por cento no mês passado – um aumento de 2,4 pontos percentuais desde junho, segundo estudos da Universidade de Chicago e da Universidade de Notre Dame.

Perto de oito milhões de norte-americanos vivem agora na pobreza, o maior aumento desde o início do rastreamento da pobreza há 60 anos.

Um relatório do Instituto JPMorgan Chase revela que muitos norte-americanos com baixos rendimentos viram o saldo da sua conta bancária cair constantemente desde abril.
Tópicos
PUB