Covid-19. Meio milhão de tubarões podem ser mortos para produzir vacina

por RTP
Reuters

Grupos de defesa dos direitos dos animais alertam que perto de meio milhão de tubarões podem ser mortos nos próximos tempos. Em causa está um óleo produzido pelo fígado destes animais, o esqualeno, que é usado em vacinas para a gripe e poderá ser um dos principais componentes para as vacinas produzidas contra a covid-19.

O esqualeno é usado como adjuvante na medicina e aumenta a eficácia de uma vacina criando uma resposta imunitária mais forte. A farmacêutica GlaxoSmithKline admitiu usar este componente em vacinas para a gripe e que poderá usar o esqualeno para vacinas contra a covid-19.

Para extrair uma tonelada de esqualeno são necessários três mil tubarões e o grupo Shark Allies, sedeado na Califórnia, avisou que devido à criação de uma nova vacina para a covid-19 contendo o óleo de fígado mais de 250 mil tubarões poderão ser mortos, dependendo da dose usada. Uma dose maior de esqualeno significa que pelo menos meio milhão de tubarões poderão desaparecer. 

Para prevenir a ameaças às populações de tubarões em todo o mundo, cientistas estão a tentar criar uma alternativa ao esqualeno – uma versão sintética feita de açúcar de cana fermentado.

A fundadora e diretora executiva da Shark Allies, Stefanie Brendl, declarou que tirar algo de um animal selvagem nunca poderá ser sustentável, “especialmente se for um predador que não se reproduz em grandes números”.

“Existem muitas incógnitas sobre quanto tempo vai durar esta pandemia e por quantas estirpes vamos ter que passar. Se continuarmos a usar tubarões, o número usado para criar este tipo de produtos pode ser demasiado alto, ano após anos, após ano”.

De acordo com várias estatísticas, mais de três milhões de tubarões são mortos todos os anos devido à retirada de esqualeno, também usado para a produção de cosméticos.

Existem graves receios de que um aumento na procura por este componente possa ameaçar populações e colocar mais espécies em vias de extinção.
Tópicos
pub