Covid-19. OMS alerta que Europa é o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus

por RTP

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde baseia-se na quantidade de casos diários que o continente europeu está a registar, superior à que a China registou durante o pico da epidemia no país. O número de mortos atingiu o marco de cinco mil vítimas mortais.

“Um marco trágico”, considera o diretor da Organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Nesta altura a Organização Mundial de Saúde admite que é impossível prever quando é que a pandemia vai atingir o pico de casos.

Tedros Ghebreyesus deixou um apelo aos países para que “detetem, isolem, testem e tratem cada caso” de covid-19.

A OMS lançou esta sexta-feira um Plano de Resposta Solidário que vai permitir que qualquer pessoa ou organização possa contribuir para o combate ao novo coronavírus.

Tedros Adhanom Ghebreyesus revela que os fundos angariados serão usados para coordenar a resposta à pandemia, comprar máscaras, luvas e outro material para os trabalhadores da área da Saúde, bem como para comprar kits de diagnóstico e investir em investigação e desenvolvimento.

Já esta semana, o Japão contribuiu com 155 milhões de euros para este fundo.


Maria Van Kerkhove, responsável pela unidade das doenças emergentes na OMS, argumenta que “tem de se apoiar os países que adoptem as medidas corretas. Todas as instituições e Governos, a sociedade, têm de estar informados e protegidos, e saber o que têm de fazer”.
pub