Covid-19. Pandemia está a recuar em cinco países europeus, incluindo Portugal

por RTP
Rafael Marchante/Reuters

O mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) revela que Portugal está entre os cinco países europeus em que os números da pandemia estão a recuar. Com a realização de mais testes e o número de infeções a descer quase 30 por cento nas últimas semanas, Portugal parece contrariar a tendência de praticamente todos os países da Europa.

A análise do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças revela que depois de ter sido atingido o pico de infeções na Europa em abril, os número cairam, em resultados das restrições, do confinamento e de muitas das medidas de distanciamento aplicadas.

"À medida que os países recuperaram o controlo da transmissão e aliviaram a carga sobre [os sistemas] da saúde, muitas medidas foram relaxadas ou removidas para permitir um modo de vida mais viável com o vírus em circulação. Depois disso, um recente aumento de casos covid-19 foi relatado em muitos países da UE".

"Embora muitos países estejam a testar casos leves e assintomáticos, o que resultou num aumento de casos confirmados, observa-se um verdadeiro reaparecimento de casos em vários países, em consequência do alívio de algumas medidas de distanciamento físico", lê-se no documento divulgado esta terça-feira.

O relatório, que avalia 31 países europeus (os 27 membros da União Europeia mais o Reino Unido, Islândia, Liechtenstein e Noruega), indica que a 2 de Agosto, Portugal registava 28,4 casos ativos por cem mil habitantes, um valor que, ainda assim, permanece acima da média europeia, que é de 21,5.
No total europeu, há 26 países em que as infeções subiram e apenas cinco em que desceram – além de Portugal, surge a Suécia, Croácia, Eslovénia e Letónia.

De acordo com estes dados, há dez países que continuam a ter mais de 20 casos de infeção por cada 100 mil habitantes num intervalo de 14 dias, mas desses, há dois com descidas superiores a 30 por cento: Portugal e Suécia.

Depois de Portugal e da Suécia, também a Croácia, a Letónia e a Eslovénia têm parecer positivo na taxa de incidência nos últimos 14 dias. Todos os outros países europeus estão, assim, com uma tendência menos animadora.

Recorde-se, que Portugal e Suécia eram dois dos países em que este indicador era mais alto, mas nesta análise contrastam com os seis em que aconteceu o oposto: Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Malta, República Checa e Roménia - que viram os casos subir em 30 por cento ou mais.

O mesmo documento revela ainda que Portugal é dos países onde se realizam mais testes e, ainda assim, os números relativos à Covid-19 parecem continuar a descer.

Segundo o documentos do ECDC, Portugal chegou a atingir os 923 testes por cada 100 mil habitantes, o que o coloca muito próximo dos países com mais de mil testes por 100 mil habitantes, como a Áustria (1.120), a Irlanda (1.013), o Luxemburgo (10.659) e o Reino Unido (1.378).
Espanha é um dos países da Europa com maior descontrolo da covid-19
Em Espanha, por exemplo, o valor de novas infeções por 100 mil habitantes está já acima das 60.

Pior que Espanha, só a Roménia, com 79 e o Luxemburgo com 209. O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças diz, por isso, que é preciso rever e reforçar as regras de distanciamento social.

"Os países que agora observam um aumento de casos, após terem suspendido as medidas de contenção na sequência de uma melhoria temporária da situação epidemiológica, devem considerar o restabelecimento de algumas medidas selecionadas por meio de uma abordagem gradual e sustentável", alerta o ECDC.

Esta avaliação teve por base a comparação dos números verificados em meados de julho com o que acontecia nos primeiros dias de agosto, calculado-se a incidência de novos casos nos 14 dias anteriores por 100 mil habitantes.

O ECDC expressa ainda o receio de que com o passar do tempo as populações dos vários países europeus comecem a aderir cada vez menos às medidas de saúde pública apesar da pandemia mostrar estar longe de acabar.

Até dia 2 de agosto, os países da União Europeia, do Espaço Económico Europeu e o Reino Unido registaram cerca de 1 733 550 casos.

Tópicos
pub