Covid-19. Rainha do Reino Unido pede coragem e determinação ao povo

por Mário Aleixo - RTP
A rainha Isabel II falará ao povo com palavras que expressam preocupação e esperança perante o tempo presente Reuters

A rainha Isabel II do Reino Unido vai pedir aos seus súbditos coragem e determinação na luta contra a pandemia covid-19, numa rara aparição televisiva dirigida à Comunidade das Nações (Commonwealth), que tem vindo a ser antecipada pela imprensa.

Esta será apenas a quarta vez, em 68 anos de reinado, que a monarca recorre a uma alocução televisiva, para além do tradicional discurso de Natal, para se dirigir aos súbditos na Inglaterra e nos 53 países membros independentes que integram a Commonwealth.

"Espero que, nos próximos anos, todos possam orgulhar-se da maneira como assumimos este desafio", dirá a monarca de 93 anos, de acordo com extratos divulgados pelo gabinete de comunicação do Palácio de Buckingham.

Segundo a mesma fonte, a rainha irá agradecer o esforço de todos os que estão na primeira linha do combate à pandemia, sobretudo o pessoal médico.

"Falo-vos sabendo que é um período cada vez mais desafiador", dirá no discurso, gravado no Castelo de Windsor, onde se isolou devido à pandemia que assola o país e o mundo.

"Vivemos momentos de perturbação na vida de nosso país, uma perturbação que trouxe sofrimento para alguns, dificuldades financeiras para muitos e enormes mudanças no dia a dia de todos nós", dirá a monarca, numa intervenção marcada para as 19h00.

De acordo com o balanço feito no sábado, até às 17h00 de sexta-feira tinham morrido no Reino Unido 4.313 pessoas infetadas, mais 708 do que na véspera.
pub