Criados porcos transgénicos ricos em ómega-3

Uma equipa de investigadores norte-americanos criou porcos transgénicos clonados que, à semelhança de alguns peixes, produzem ácidos gordos insaturados considerados benéficos para a saúde, chamados ómega-3 - refere um estudo hoje publicado pela revista Nature Biotechnology. Se a sua carne for autorizada para consumo humano, estes porcos poderiam completar os peixes gordos como fonte de omega-3, como o salmão ou o atum, que têm o inconveniente de poderem conter taxas elevadas de mercúrio, disse o principal autor do estudo.

Agência LUSA /

São além disso "um objecto de estudo ideal para as doenças [humanas] cardi ovasculares e auto-imunitárias", devido à proximidade fisiológica entre o homem e o porco, acrescentou o professor Yifan Dai, da Escola de Medicina de Pittsburg h (EUA).

Para criarem esses animais transgénicos, os investigadores transferiram pa ra o núcleo de células fetais um gene chamado "fat-1", responsável pela produção de uma enzima que transforma em ómega-3 os ácidos gordos ómega-6, menos benéfic os mas mais comuns. O núcleo daquelas células fetais foi depois substituído pelo de óvulos fec undados, segundo o método clássico da clonagem de animais iniciado em 1966 com a ovelha Dolly. Em 1.633 embriões clonados implantados em porcas, nasceram dez cr ias vivas, seis das quais portadoras do gene fat-1.

"Poderemos usar estes animais para estudar os efeitos de níveis acrescidos de ómega-3 no corpo sobre as funções cardiovasculares", sublinhou o biólogo Ran dy Prather, da Universidade de Missouri em Columbia (EUA), co-autor do estudo.

Os benefícios do consumo de ómega-3 na mortalidade e nas doenças cardiovas culares foram parcialmente questionados em trabalhos publicados na semana passad a pela revista médica britânica British Medical Journal.

Após a análise de 89 estudos publicados entre 1900 e 2003, Lee Hoper (Univ ersidade de East Anglia, Norwich, Reino Unido) e a sua equipa concluíram que os ómega-3 deviam ser evitados em casos de doenças crónicas como a angina de peito.

PUB