Crise do Suez terminou há 50 anos mas sequelas permaneceram
A 22 de Dezembro de 1956, terminava a Crise do Suez, com a devolução do Canal ao Egipto. A crise fora desencadeada em Julho, com a nacionalização das infra-estruturas, e consequente fecho da passagem entre o Mediterrâneo e o Índico, através do Nilo.
A crise remonta ao final dos anos 40, com os primeiros confrontos israelo-árabes, e tomou forma em Junho de 1956, quando a administração do Canal, então sob tutela britânica, foi entregue ao Egipto.
Pouco depois, a 26 de Julho, quando os EUA e o Reino Unido retiraram a ajuda financeira para a construção da barragem do Assuão, o governo do Cairo decidiu nacionalizar o canal, alegando a necessidade de receitas para sustentar a obra. A passagem acabou bloqueada. No final de Outubro, tropas israelitas invadem o território, seguindo-se, de imediato, no início de Novembro, forças britânicas e francesas.
Apenas a 22 de Dezembro, o Canal é de novo devolvido ao Egipto, depois de intensas negociações, que envolveram as Nações Unidas e quase resultaram num confronto directo entre os EUA e a URSS. O Canal seria reaberto a 10 de Abril de 1957, voltando a ser encerrado durante a III Guerra Israelo- Árabe, a chamada Guerra dos Seis Dias, em 1967.
A Crise de 1956, no entanto, deixou sequelas, intensificando o ambiente de conflito no Médio Oriente, agravando o clima de Guerra-Fria entre os EUA e a URSS, além de ter marcado o termo definitivo da influência britânica e francesa na região.
Nesta data, nasciam os compositores Karl Friedrich Abel (1723), Giacomo Puccini (1858) e Edgar Varèse (1883). Em 1859, eram aprovados os estatutos da Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro portugueses, que antecederam a CP.
Em 1969, morria o escritor português José Régio, 68 anos, co- fundador da revista Presença, autor de "As Encruzilhadas de Deus" e "Benilde ou a Virgem-Mãe".
Em 1983, tomava posse a Alta Autoridade contra a Corrupção.
Em 1988, era assassinado o sindicalista brasileiro Chico Mendes, figura popular pela resistência pacífica à devastação da selva amazónica.
Em 1990, Lech Walesa assumia a Presidência da Polónia. O antigo líder do Solidariedade foi o primeiro presidente eleito por sufrágio popular universal, no país.
Em 1992, um avião holandês despenhava-se ao aterrar no aeroporto de Faro, provocando a morte de 54 pessoas. Em 1994, os países signatários da convenção de Schengen, para o termo do controlo interno das fronteiras, decidiam a entrada em vigor do diploma para Março de 1995.
Em 2001, Hamid Karzai, líder tribal pastune, tomava posse da chefia do Governo interino do Afeganistão. Em 2002, morria Joe Strummer, 50 anos, vocalista da banda britânica The Clash.
Em 2003, "A Passagem da Noite", do cineasta português Luís Filipe Rocha, era eleito o melhor filme no Festival de Cinema Olympia, na Grécia. Em 2004, eram promulgados os diplomas que estipularam a transferência dos fundos de pensões da CGD, Nav, Ana e INCM para a Caixa Geral de Aposentações.
Em 2005, Garcia Pereira formalizava a candidatura à Presidência da República.