Crise em Taiwan. Escalar de provocações é perigoso e "pode levar a uma guerra"

por Antena 1

EPA

Ninguém tem dúvidas de que o dispositivo militar da China é enorme, sendo que o país tem a maior frota naval do mundo. Por essa razão, na generalidade das opiniões, este escalar de tensão entre a China, Taiwan e os Estados Unidos não abona a favor de um clima de moderação e negociação.

Para Luís Cunha, investigador científico do Instituto do Oriente, a situação em Taiwan é muito instável. O especialista acredita que pode estar a caminho uma guerra.

Luís Cunha considera que a altura escolhida para a visita de Nancy Pelosi a Taiwan não foi a melhor por causa da proximidade com o Congresso do Partido Comunista Chinês. O presidente Xi Jinping quer demonstrar força na manutenção do poder e determinação na reconquista de territórios do antigo império chinês.

O Governo chinês respondeu nos últimos dias com sanções económicas a Taiwan. E Washington tem também um porta-aviões e outro equipamento naval na região.

O início das manobras militares da China levou o Ministério da Defesa de Taiwan a afirmar que se está a preparar para a guerra, embora não a deseje.

Pequim reclama a soberania sobre a ilha e considera Taiwan uma província separatista desde que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para ali em 1949, depois de perderem a guerra civil contra os comunistas.
pub