Crocodilo gigante capturado na Austrália anos depois de ser avistado

Decorria o ano de 2010 quando um crocodilo gigante foi avistado no norte da Austrália. As autoridades ambientais do local há muito que tentavam capturar o espécime, mas sem sucesso, devido à destreza do mesmo em escapulir-se. Passados oito anos, o habitante mais famoso do Rio Katherine deixou-se enganar e foi capturado através de uma armadilha com dimensões próprias para albergar um animal com mais de quatro metros.

RTP /
Reuters

Em 2010, o departamento de Vida Selvagem de uma região norte da Austrália avistou um crocodilo de grandes dimensões que deixou as autoridades ambientais locais intrigadas. Desde essa altura que os responsáveis pelo organismo ambiental têm tentado capturar o animal mas sem grande sucesso.

O objetivo passava por colocar a espécie num lugar mais seguro, em regime de semi-liberdade para que não atacasse nenhuma pessoa que estivesse perto do local. Um insucesso prolongado, que terminou agora com a captura do animal, com 4,71 metros, 600 quilogramas e com uma idade estimada em 60 anos.

John Burke, guarda-florestal, e sua equipa criaram uma armadilha com dimensões próprias para ludibriar o crocodilo na zona do Parque Taylor. Depois de capturado, Burke explicou à imprensa local que se trata do maior sáurio capturado na região, apesar de não ser o maior espécime a ser capturado na Austrália.

Desde que foi visto pela primeira, o crocodilo suscitou grandes ajuntamentos no Parque Taylor para ver o animal e desde essa altura que as tentativas para capturar o crocodilo foram infrutíferas. Tracey Duldig, diretora de Operações de Vida Selvagem do norte, revelou que a captura do crocodilo se tornou numa questão de tranquilidade e segurança para as populações.

“Em cada ano os crocodilos de água doce matam uma média de duas pessoas e também a cada ano, os guardas florestais capturam uns 250 em toda a Austrália. Só este ano foram capturados no território norte sete, após os 13 do ano anterior”, explicou Duldig.

Apesar do sucedido, a caça de animais deste porte continua a ser algo excecional. “A média [de tamanho] do que caçamos é de 4,2 metros, mas nunca tínhamos capturado um [crocodilo] tão grande”, revelou John Burke.

Esta espécie de réptil é frequente no norte da Austrália, o que obriga, muitas vezes a fechar espaços públicos, como praias, a transeuntes porque há risco de estes animais aparecerem e de matarem pessoas. Por isso se tornou objetivo de John Burke poder capturar o crocodilo.

Mesmo assim, o guarda-florestal adverte que apesar de terem capturado um crocodilo de 4,7 metros, existem outros ainda maiores no rio e que a população desta espécie está a crescer. Assim, Burke mantém o alerta para que todas as pessoas se mantenham precavidas porque estes animais se encontram sempre em seu redor.
Tópicos
PUB