Cuba, meio século de embargo americano

Meio século depois de instaurado o embargo económico, comercial e financeiro a Cuba, que se viria a tornar um dos episódios mais marcantes da Guerra Fria Os Estados Unidos mantêm Cuba na lista negra.

Ricardo Alexandre/Carlos Felgueiras /
Decretado pelos Estados Unidos na aurora do movimento que ditaria a ascensão de Fidel Castro ao poder, os cubanos continuam a viver com o embargo à ilha, multiplamente condenado pelas Nações Unidas ao longo das décadas mas, ainda assim, aparentemente inamovível devido à vontade dos norte-americanos. Uma situação que continua a afetar o dia a dia dos cubanos.

Na área da saúde, o bloqueio impede a importação de equipamentos para combater o cancro.

Na área financeira, o regime cubano procura outras vias de financiamento.

Com o passar dos anos, sobem também de tom as vozes dos contestatários ao regime dos irmãos Castro.

Um dos argumentos utilizados pelos EUA para manter o bloqueio comercial tem a ver com o apoio ao terrorismo internacional.

Apesar de mais de cinquenta anos se terem passado desde a decisão do presidente J. F. Kennedy, o embargo, ou bloqueio, ao território cubano permanece no tempo, mesmo com a firme oposição diplomática de muitos países da comunidade internacional.


PUB