Cuecas XXL da rainha Vitória leiloadas por 8700 euros

Londres, 01 out (Lusa) -- Umas cuecas XXL em seda, sem folhos ou ornamentos, pertencentes à rainha Vitória foram hoje vendidas por 8700 euros num leilão de cerca de 500 peças da soberana britânica, em Edimburgo.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De tamanho imponente e apresentadas aos licitadores dentro uma grande moldura envidraçada, as cuecas foram arrematadas pelo dobro da base de licitação, indicou uma porta-voz da leiloeira Lyon and Turnbull citada pela agência France-Presse.

Entre os outros lotes, figurava um par de meias pretas ornamentadas que a rainha Vitória (1819-1901) usou após a morte do príncipe consorte, em 1861, e também quadros, cartas, objetos pessoais e móveis.

O montante total resultante do leilão não foi divulgado.

As peças de roupa interior da monarca, que detém ainda o recorde de longevidade no trono de Inglaterra, provêm da residência londrina da dinastia norte-americana Forbes, de origem escocesa, que deu o seu nome à revista de economia epónima.

"Os bens da rainha são desde há muito tempo cobiçados pelos colecionadores da era vitoriana", comentou Simon Edsort, consultor de arte da família Forbes.

Os últimos leilões de bens pertencentes à rainha Vitória suscitaram interesse à escala planetária e alcançaram, em consequência, preços elevados.

A família Forbes colocou igualmente à venda hoje duas camas gémeas em que dormiram o Presidente norte-americano Ronald Reagan e a mulher, bem como uma cama utilizada pela atriz Elizabeth Taylor, por ocasião da sua lua-de-mel com o sétimo marido.

Vitória foi a primeira soberana britânica a autorizar a criação de uma indústria de lembranças com a sua efígie.

A venda de objetos comemorativos da realeza não cessou desde então de se desenvolver, até conhecer o seu ponto máximo com o casamento do príncipe William com Kate Middleton, em abril deste ano, em Londres.

Tópicos
PUB