Dengue reduz número de turistas estrangeiros, sobretudo de Portugal, Espanha e Itália

São Paulo, Brasil, 10 Abr (Lusa) - A epidemia de dengue no Rio de Janeiro causou uma diminuição do número de turistas estrangeiros, nomeadamente de Portugal, Espanha e Itália, disse hoje a ministra do Turismo do Brasil.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Marta Suplicy, citada pela Agência Brasil (estatal), disse que a diminuição do número de turistas estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do país, ainda não foi contabilizada.

"Teve um impacto sim. Nós não temos os números ainda, mas tivemos logo que começou a epidemia uma repercussão. Foi pior na Espanha, Portugal e Itália. Os jornais colocaram mais força. Na Argentina, teve um pouco também", afirmou.

A ministra sublinhou os esforços das autoridades do Rio de Janeiro para controlar a epidemia,adiantando que coube ao Ministério do Turismo divulgar as medidas de combate à epidemia no estrangeiro.

"Não podemos tapar o sol com a peneira. O problema é realmente sério. O Ministério do Turismo encaminhou para os seus escritórios no exterior um dado de realidade", sublinhou.

"Acho que não pudemos nos furtar a isso. Também há muita ênfase nas operações que os governos estão fazendo para que as pessoas possam ser atendidas", salientou a ministra.

Desde o início do ano, a dengue já matou 79 pessoas, 36 delas com menos de 15 anos, e contaminou mais de 75.399, no Estado do Rio de Janeiro, responsável pelo maior de vítimas da doença, em todo o Brasil.

Apenas nos primeiros meses de 2008, o número de vítimas de dengue no Estado do Rio de Janeiro já supera o total registado durante todo o ano de 2007, que foi de 66.553.

As autoridades informaram ainda que estão a investigar outras 80 mortes supostamente causadas pela dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.


PUB