Deputada Satu Camará eleita segunda vice-presidente do parlamento da Guiné-Bissau

por Lusa

Bissau, 25 jun 2019 (Lusa) - A deputada Satu Camará, do Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15), foi hoje eleita segunda vice-presidente do parlamento guineense, com 54 votos a favor.

"A deputada foi eleita com 54 votos dos deputados da maioria parlamentar", disse à Lusa fonte da Assembleia Nacional Popular.

Segundo a mesma fonte, os deputados do Madem-G15 e do Partido de Renovação Social (PRS) abandonaram o hemiciclo na altura da votação em protesto, porque também queriam votar um nome para o primeiro secretário da mesa, algo que "não estava na ordem do dia".

A comissão permanente do Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15) indicou sexta-feira o nome da deputada Satu Camará para o cargo de segunda vice-presidente da mesa do parlamento guineense.

Antiga militante do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Satu Camará já assumiu funções de ministra do Interior na Guiné-Bissau e é a primeira mulher guineense a ter a patente de major-general.

O líder do partido, Braima Camará, abdicou quinta-feira da sua candidatura ao lugar de segundo vice-presidente do parlamento.

O Madem, partido criado por dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e segundo mais votado nas legislativas de 10 de março, mantinha um braço-de-ferro com a maioria parlamentar por causa do lugar de segundo vice-presidente da mesa do hemiciclo.

O Madem indicou o seu líder, Braima Camará, para aquele posto, mas em duas votações este não mereceu a confiança da maioria de deputados, que pediram para o partido indicar uma outra figura para o lugar.

O parlamento da Guiné-Bissau está dividido em dois grandes blocos, um, que inclui o PAIGC (partido mais votado, mas sem maioria), a APU-PDGB, a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia, com 54 deputados, e outro, que juntou o Madem-G15 (segundo partido mais votado) e o Partido de Renovação Social, com 48.

Tópicos
pub