Deputado e assessor mexicanos raptados, assassinados e queimados
Guadalajara, México, 24 set (Lusa) -- Um deputado mexicano e um seu assessor foram raptados e assassinados, tendo os corpos sido queimados, confirmaram hoje as autoridades, quando o governo garante que a criminalidade está a descer.
O deputado federal Gabriel Gomez Michel, membro do Partido Revolucionário Institucional (PRI, no poder) e um dos seus assessores foram raptados na segunda-feira, à luz do dia, no veículo em que se deslocavam para o aeroporto de Guadalajara, segunda cidade do país e capital do Estado de Jalisco.
Na manhã de terça-feira, as autoridades do Estado vizinho de Zacatecas tinham encontrado dois cadáveres "quase totalmente calcinados" num veículo "completamente destruído e queimado".
As autoridades judiciais confirmaram hoje o receio expresso na véspera de os corpos serem os dos raptados.
Gomez Michel, de 49 anos, era pediatra e continuava a exercer, tendo sido também presidente da autarquia da pequena cidade de El Grullo entre 2010 e 2012.
O procurador de Jalisco, Luis Carlos Najera, assegurou que, segundo os primeiros elementos do inquérito, o deputado "nunca exprimira o menor receio" ou evocado ameaças dirigidas a si.
A ocorrência corresponde "ao modus operandi dos grupos do crime organizado", explicou hoje o procurador de Zacatecas, Arturo Nahlo, em declarações na Rádio Fórmula.
O Estado mexicano de Jalisco, no lado mexicano do Pacífico, e a sua capital, Guadalajara, uma cidade com 4,5 milhões de habitantes, são uma zona de intensa atividade dos carteis de traficantes de droga.