Desarmamento do IRA é acontecimento "histórico" - PM irlandês

O primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, classificou hoje o anúncio do desmantelamento total do arsenal do Exército Republicano Irlandês (IRA) como um acontecimento "histórico".

Agência LUSA /

"A declaração da Comissão [de Desarmamento] segundo a qual o IRA aplicou o seu compromisso de colocar fora de uso todas as suas armas acarreta enormes consequências", declarou Ahern, em conferência de imprensa em Dublin.

"É um desenvolvimento histórico, com um significado verdadeiramente histórico, o IRA já não tem armas", afirmou entusiasmado, acrescentando que "as palavras são claras e particularmente bem-vindas".

Por sua vez, o presidente do Sinn Fein, Gerry Adams, afirmou que após o desarmamento do IRA, que classificou como um "grande salto", chegou o momento de olhar "mais além" no processo de paz da Irlanda do Norte.

Numa conferência de imprensa em Belfast, o líder do Sinn Fein, braço político do IRA, defendeu o reatamento das conversações de paz, para aplicar os Acordos de Sexta-Feira Santa, de 1998, e restaurar o governo autónomo da Irlanda do Norte.

A autonomia da província está suspensa desde Outubro de 2002, devido a um caso de alegada espionagem do IRA nas instalações de Stormont, sede da assembleia norte-irlandesa.

O reverendo radical Ian Paisley, o principal dirigente protestante norte-irlandês, líder do maioritário Partido Democrático Unionista (DUP), reagiu hoje ao anúncio do desmantelamento do arsenal do IRA afirmando que o relatório da Comissão de Desarmamento sobre a inutilização das armas não é transparente.

Paisley criticou a "duplicidade" e a "desonestidade" dos governos britânico e irlandês, bem como do IRA, denunciando ao mesmo tempo a ausência de dados concretos no relatório sobre a quantidade de armas inutilizadas.

O general canadiano John de Chastelain, chefe da Comissão de Desarmamento, anunciou hoje ao início da tarde que o IRA desmantelou todas as suas armas, tendo o grupo paramilitar norte-irlandês feito uma declaração semelhante menos de uma hora depois.

PUB