Descoberto urânio no quintal de um particular na Alemanha
O ministro do Ambiente do Estado regional da Baixa-Saxónia, Hans-Heinrich Sander, anunciou a descoberta de 110 gramas de urânio enriquecido no jardim de um particular em Lauenf¸rde.
O urânio é do mesmo tipo do que o que é utilizado nas centrais nucleares alemãs, afirmou o ministro em conferência de imprensa, acrescentando que não existe qualquer perigo para a saúde.
O urânio encontrado também não pode ser utilizado no fabrico de armas, uma vez que é muito pouco enriquecido, garantiu o ministro.
O material, que foi encontrado num contentor em aço, vai ser analisado num laboratório especializado em Karlsruhe, e vai ser aberto um inquérito.
Há já cerca de dez anos que o proprietário do jardim tentava alertar as autoridades e a polícia da presença de urânio no local, afirmou Hans-Heinrich Sander.
O proprietário acabou por enviar, a 17 de Janeiro, uma carta à chanceler alemã Angela Merkel, para que esta soubesse do caso.
A 22 de Fevereiro o governo regional foi avisado e enviou especialistas para o local que acabaram por confirmar a presença do urânio.