Descobertos depósitos de sais minerais em Marte

Washington, 21 Mar (Lusa) - Investigadores norte-americanos descobriram os primeiros indícios de depósitos de sais minerais em vários locais de Marte, sendo estas novas pistas na busca de possíveis traços de vida passada no Planeta Vermelho, segundo trabalhos publicados hoje.

© 2008 /

Estes depósitos indicam os locais onde no passado a água era abundante e, como tal, poderia conter eventuais indícios de existência de formas de vida marciana anterior, explica Mikki Osterloo, da Universidade do Hawai, principal autora deste estudo publicado hoje na revista norte-americana Science.

Esta descoberta resulta de observações efectuadas graças ao sistema de imagens termais do vaivém norte-americano Mars Odyssey.

Os investigadores descobriram cerca de 200 depósitos separados de sais minerais no hemisfério sul de Marte, em latitudes médias e baixas ao longo do Planeta Vermelho em terrenos antigos.

Philip Christensen, da Universidade do Arizona, co-autor destes trabalhos, revela que "muitos destes depósitos se situam em bacias com canais que conduzem a estes depósitos".

"Este é o tipo de características, como os depósitos de sal na Terra, da presença e do escoamento da água durante um longo período de tempo", acrescentou.

"O tamanhos destes depósitos varia entre um e 25 quilómetros quadrados", afirma Mikki Osterloo.

Osterloo acrescenta que "estes depósitos não parecem estar ligados entre eles, o que faz pensar que não provêem apenas de uma grande massa de água".

ALF.

Lusa/Fim


PUB