Descobertos vários corpos de migrantes em praias da Turquia

Os corpos de vários migrantes, entre eles algumas crianças, foram encontrados esta manhã em duas praias turcas. A Guarda Costeira da Turquia resgatou entretanto outros oito náufragos de uma das embarcações, que terão partido esta madrugada e rapidamente se viraram devido ao mau tempo.

Graça Andrade Ramos - RTP /
Uma criança olha para a objetiva do fotógrafo momentos depois de chegar à ilha de Lesbos, na Grécia, dia 4 de janeiro de 2016 Giorgos Moutafis - Reuters

Durante a manhã foi noticiada a descoberta de nove corpos numa praia do distrito de Ayvalik, a norte da região de Dikili, de onde tinham partido e a várias milhas náuticas da ilha grega de Lesbos.

Horas depois a polícia turca anunciou ter encontrado outros dez corpos numa praia de Dikili e mais dois em Ayvalik. Entre os mortos encontraram-se três crianças.

A agência de notícia Dolgan noticiou por seu lado a ocorrência de dois naufrágios na costa ocidental turca que fizeram 17 mortos.

De acordo com a Dolgan, numa das embarcações viajavam 22 pessoas, 10 das quais morreram afogadas, tendo os seus corpos sido recuperados em Ayvalik. Um segundo naufrágio fez sete mortos um pouco mais a sul, acrescenta a agência. 

Os refugiados, cuja nacionalidade não foi ainda revelada, estavam a tentar chegar à ilha grega de Lesbos.
As autoridades gregas continuavam à procura de mais corpos ou de eventuais sobreviventes, com três barcos e um helicóptero envolvidos nas buscas.


De acordo com a Organização Internacional das Migrações, cerca de 700 pessoas, na sua maioria refugiados em fuga da guerra na Síria e no Iraque, morreram ou desapareceram o ano passado ao tentar atravessar o mar Egeu para alcançar a ilha grega, a mais próxima porta de entrada da União Europeia.

Em 2015, pelo menos um milhão de imigrantes entraram na UE, afirma a OIM. Nem o inverno nem a ameaça de tempestades, que tornam a travessia particularmente perigosa, têm dissuadido numerosos migrantes e refugiados de tentarem a sua sorte.

Ancara e Bruxelas concluíram no fim de novembro um acordo segundo o qual a Turquia se compromete a vigiar melhor as suas fronteiras e a lutar contra os passadores que lucram com o tráfico de migrantes, enquanto a União Europeia financia estas operações com três mil milhões de euros.

A Turquia acolhe dentro das suas fronteiras cerca de 2,2 milhões de refugiados sírios.
PUB