Desfile da Super Bowl. Tiroteio em Kansas City faz um morto e dezenas de feridos

por Cristina Santos - RTP
Uma pessoa morreu e 21 ficaram feridas. Cerca de 800 agentes acompanhavam os festejos. Alyssa Contreras via REUTERS

Uma pessoa morreu e pelo menos 21 ficaram feridas na sequência de um tiroteio, na quarta-feira, durante o desfile comemorativo da vitória dos Kansas City Chiefs na Super Bowl.

As autoridades norte-americanas adiantam que entre os feridos estão nove crianças com idades entre os seis e os 15 anos. Estão a ser tratadas a ferimentos provocados por balas.

De acordo com a agência Associated Press (AP), diversos vídeos mostram os momentos imediatamente após o tiroteio. Ouvem-se gritos e veem-se pessoas feridas. 

Alguns relatos no local garantem que a equipa dos Kansas City Chiefs ainda estava no desfile quando os primeiros tiros foram disparados.
 
No mais recente balanço do incidente, a chefe de polícia de Kansas City aponta para um total de três pessoas detidas. Stacey Graves conta ainda que havia cerca de 800 agentes a acompanhar os festejos e assume estar "zangada com o que aconteceu".


O tiroteio aconteceu num estacionamento próximo da estação ferroviária central de Kansas City e o presidente da câmara de Kansas City reconhece que "esta é absolutamente uma tragédia, do tipo que nunca teríamos esperado em Kansas City, do tipo que nos lembraremos durante algum tempo". "As pessoas que participaram nesta celebração deveriam esperar um ambiente seguro", sublinhou a chefe da polícia local.

Uma fonte das forças de segurança de Kansas City, citada pela televisão norte-americana CBS News, afirma que os tiros resultam de uma discussão e não de terrorismo. No entanto, a polícia está a investigar o que aconteceu, recolhendo provas enquanto apela a quem tiver informações que contacte as autoridades.

Milhares de pessoas saíram à rua, na quarta-feira, para celebrar a vitória da equipa de futebol americano Kansas City Chiefs sobre os San Francisco 49ers por 25-22, após prolongamento, na 58ª Super Bowl, em Las Vegas, Nevada.

No ano passado, outra celebração desportiva nos Estados Unidos ficou também marcada por um tiroteio: teve lugar no centro de Denver, na celebração da vitória dos Nuggets na final da NBA.
Tópicos
pub