Destinatário: Palau. Trump quer deportar migrantes para microestado do Pacífico

A República de Palau fica na região da Micronésia, no Oceano Pacífico. O arquipélago tem mais de 500 ilhas e a ilha principal é pouco maior que o Pico e sensivelmente mais pequeno que o concelho de Palmela, no distrito de Setúbal, ou o concelho de Murça, em Vila Real. A Administração Trump solicitou à pequena nação que aceite requerentes de asilo a viverem atualmente nos Estados Unidos.

Cristina Santos - RTP /
Sede de governo na capital do país, Ngerulmud. Hollie Adams - Reuters

A proposta faz parte da estratégia dos norte-americanos para deportar migrantes sem ser para os países de origem.

Palau, com cerca de 18 mil habitantes, está a avaliar o projeto de acordo apresentado pela Casa Branca. O documento não detalha quantas pessoas podem vir a ser enviadas para Palau, nem o que o país receberia em troca. 
O rascunho do acordo, a que o jornal The Guardian teve acesso, garante que “o Governo dos Estados Unidos da América não transferirá menores desacompanhados nos termos deste acordo”.


Koror, principal cidade de Palau

Uma carta do presidente de Palau, Surangel Whipps Jr., vista pelo Guardian, deixa claro que a proposta está longe de ser definitiva. A resposta deixa claro que o país se reserva no direito de "decidir se aceita ou não quaisquer pessoas".

De acordo com Doris Meissner, que lidera o programa de Imigração dos Estados Unidos do Migration Policy Institute, a proposta de acordo feita a Palau é o exemplo dos pedidos feitos a "dezenas" de outros países para receberam migrantes.

Citada pelo Guardian, Meissner explica a escolha de países como Palau: “A maioria dos países é pequena, distante dos EUA e desconhecida da maioria dos americanos”.

Por isso, “a razão para tais ações é principalmente aumentar o medo nas comunidades de imigrantes nos EUA de serem enviadas para lugares distantes, onde não têm família ou outras conexões”.

Na semana passada, o presidente de Palau convocou uma reunião com o congresso nacional e o Conselho de Chefes do país para discutir o pedido.

Uma declaração emitida após a reunião sublinha o compromisso com “a parceria de longa data com os Estados Unidos”. No entanto, o país aguarda por mais informações “antes de tomar qualquer decisão”.
O arquipélago está situado a aproximadamente 800 quilómetros a leste das Filipinas e 1.300 quilómetros a sul do Japão.
 

(
Parte das Rock islands, Património Mundial da UNESCO

Das 340 ilhas, apenas algumas são habitadas. As restantes ilhas são formações calcárias, cobertas por vegetação densa e cercadas por recifes de corais.

São conhecidas como Rock Islands e Património Mundial da UNESCO.

O microestado é famoso pelas paisagens, por recifes de corais e biodiversidade marinha impressionante.
Tópicos
PUB