Detido mais um dissidente na Nicarágua, o 37.º desde maio

por Lusa

A polícia nicaraguense anunciou a detenção do dissidente Irving Isidro Larios Sánchez sob acusações de "conspiração", "incitação à ingerência estrangeira nos assuntos internos" e "apelo à intervenção militar" contra o Governo de Daniel Ortega.

A detenção de Larios, um sociólogo que faz parte da oposição Articulação dos Movimentos Sociais (AMS) - que reúne dezenas de organizações civis - é a 37.ª detenção pela Polícia Nacional desde 28 de maio de profissionais e dissidentes independentes, incluindo sete que anunciaram as suas intenções de concorrer à presidência nicaraguense para a oposição.

Numa declaração, a Polícia Nacional indicou que Larios, 63 anos, que lutou contra a ditadura de Anastasio Somoza Debayle derrubada pelo movimento político sandinista em 1979, está a ser investigado "por levar a cabo atos que minam a independência, soberania e autodeterminação, incitando à interferência estrangeira nos assuntos internos, e apelando a intervenções militares".

Mas também por "organizar com financiamento de potências estrangeiras a realização de atos de terrorismo e de desestabilização, propondo e gerindo bloqueios económicos, comerciais e financeiros contra o país e as suas instituições".

Além disso, por ainda "exigir, exaltar e aplaudir a imposição de sanções contra o Estado da Nicarágua e os seus cidadãos, e prejudicar os interesses supremos da nação", de acordo com a polícia.

A polícia, que até agora não mostrou quaisquer provas, disse que está a basear a investigação contra Larios na Lei de Defesa dos Direitos do Povo à Independência, Soberania e Autodeterminação para a Paz, aprovada com urgência pela Assembleia Nacional Sandinista em dezembro passado.

Esta lei, promovida pelo executivo, classifica os "traidores à pátria" e desqualifica-os de ocuparem cargos públicos.

A Nicarágua está a viver semanas turbulentas após as detenções e acusações de pelo menos 37 líderes da oposição e profissionais independentes, antes das eleições gerais de 07 de novembro, nas quais Ortega procura ser reeleito por mais cinco anos.

Tópicos
pub