Detido sobrinho de Saddam por suspeitas de financiamento da resistência

As autoridades iraquianas anunciaram hoje a detenção, na quarta-feira, de um sobrinho do ex-Presidente Saddam Hussein suspeito de financiar a resistência armada à ocupação do Iraque.

Agência LUSA /

"O exército iraquiano deteve Yasser Sabaui al-Tikriti", sobrinho do ex-Presidente, anunciou o ministro do Interior iraquiano, Bayan Baqer Sulagh, numa conferência de imprensa em Bagdad.

Um conselheiro do Ministério da Defesa precisou, em declarações à agência francesa AFP, que Yasser al-Tikriti foi detido numa casa de Tikrit, terra natal e bastião de Saddam situada 180 quilómetros a norte de Bagdad.

Mas, segundo fontes da segurança iraquiana citadas pela agência norte-americana AP, Yasser al-Tikriti foi detido num apartamento de Bagdad, dias depois de as autoridades sírias o terem obrigado a regressar ao Iraque e comunicado aos serviços de informações norte-americanos que ele estava escondido na capital.

O detido é filho de Yasir Sabhawi Ibrahim, um meio-irmão de Saddam que figurava na lista dos 55 antigos responsáveis iraquianos procurados pelos Estados Unidos e que foi entregue pela Síria ao Iraque, em Fevereiro passado, juntamente com 29 outros antigos responsáveis do Partido Baas, de Saddam Hussein.

Um responsável da segurança iraquiana encarregado de coordenar os contactos com os serviços de informações militares norte- americanos, descreveu Yasser al-Tikriti como o homem mais perigoso da resistência iraquiana e explicou que a Síria "empurrou" o suspeito para o Iraque mas não o entregou formalmente às autoridades de Bagdad.

As autoridades iraquianas pensam que Yasser al-Tikriti controlava os fundos do Partido Baas na Síria, na Jordânia e no Iémen e, enquanto dirigente da resistência iraquiana ligada ao Baas, coordenava os contactos com a rede terrorista Al-Qaida no Iraque, liderada pelo jordano Abu Mussab al-Zarqawi.

PUB