Dia Mundial da Água. Marcelo apela à redução do desperdício

por Carlos Santos Neves - RTP
Esta quarta-feira assinala-se o Dia Mundial da Água e tem início a Conferência da Água das Nações Unidas Rolex dela Peña - EPA

O presidente da República assinala esta quarta-feira o Dia Mundial da Água com um apelo à adoção de “ações concretas” para concretizar os Objetivos da Década. Reduzir “o desperdício” de água e reforçar a “circularidade e o recurso a origens alternativas” são medidas defendidas por Marcelo Rebelo de Sousa.

“Neste dia em que se comemora o Dia Mundial da Água e que se inicia a Conferência da Água das Nações Unidas, o presidente da Republica realça a necessidade de aumentar a consciencialização sobre a crise global de água, para o agravamento de situações estruturais de escassez de água e para importância de acelerar a implementação dos Objetivos da Década para a Água”, lê-se em mensagem publicada no portal da Presidência da República.

Marcelo exorta, no mesmo texto, “os Legisladores e o Executivo, o Poder Local, bem como todos os cidadãos, agentes económicos, comunidade científica, organizações da sociedade civil, administração pública, a associarem-se ao compromisso de contribuírem para mais rapidamente alcançarmos, no nosso país, os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.“Este é um imperativo de todos, porque a água é um recurso vital, para o consumo humano, para a produção de alimentos, para a manutenção da biodiversidade, para produção de energia e todas as atividades económicas”, sublinha a nota do gabinete do chefe de Estado.

“Associando-se a este esforço coletivo a Presidência da República elaborou o seu Plano de Sustentabilidade e Eficiência Energética, que identifica medidas de melhoria do desempenho no uso da água e da energia associada, com base no nexos água-energia, já em implementação”, conclui Belém.
Conferência da Água
A ONU procura, esta semana, em Nova Iorque, selar compromissos internacionais tendo em vista alterar o modo como a água é gerida, no decurso da Conferência da Água 2023 - a primeira do género desde 1977.

“A Conferência da Água de 2023 pode e deve ser um ponto de viragem”, adiantou, ao apresentar o evento, Henk Ovink, enviado especial dos Países Baixos, que, a par do Tajiquistão, presidem a esta reunião.A conferência das Nações Unidas realiza-se sob o tema "Água para o Desenvolvimento Sustentável".


Pelo menos 12 chefes de Estado e de governo, perto de 80 ministros e altos funcionários governamentais e mais de 6.500 representantes da sociedade civil são esperados na conferência, que se prolonga até à próxima sexta-feira.

Pretende-se estabelecer uma nova Agenda de Ação para a Água, no âmbito dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, em concreto no que toca ao Objetivo 6, relativo a água potável e saneamento.

c/ agências
Tópicos
pub