Diamante "Blue Moon" vendido por mais de 45 milhões de euros

O "Blue Moon Diamond" é extremamente raro e não tem quaisquer falhas. Foi vendido esta quarta-feira a um comprador de Hong Kong, anunciou a Sotheby's.

Graça Andrade Ramos - RTP /
O "Blue Moon Diamond" está engastado num anel Mario Anzuoni - Reuters

O diamante foi vendido por 48.6 milhões de francos suíços (cerca de 45 milhões de euros), um recorde mundial de venda em leilão.

A pedra lapidada está engastada num anel e tem uma vívida cor azul - que lhe dá o nome, 'Lua Azul' -, pesando 12.03 quilates. Tinha uma estimativa de pré venda entre 32 e 53 milhões de euros.

"É um novo recorde de preço, tanto entre as pedras preciosas como por quilate", afirmou David Bennett, diretor mundial da Sotheby's para o setor das jóias, que organizou o leilão em Genebra.

Ao ser concretizada a venda, a sala à cunha rompeu em aplausos.

A pedra preciosa foi descoberta em janeiro do ano passado na África do Sul e foi exibida em Hong Kong, Londres e Nova Iorque antes de ser leiloada.

"O diamante Lua Azul é simplesmente uma pedra sensacional de cor e pureza perfeitas", comentou Bennet quando a Sotheby's anunciou o leilão, em setembro de 2015.

Bennet acrescentou que a excitação que se seguiu à descoberta do diamante "se justificou plenamente".

O Instituto de Gemologia da America afirmou que o "Lua Azul" é "internamente perfeito", sem quaisquer falhas. Além de exibir a sua característica cor azul, o 'Blue Moon' foi lapidado em baguete, sendo o maior desta categoria alguma vez vendido em leilão.


Tópicos
PUB