Diáspora celebra Dia de Portugal numa África do Sul com vários problemas

por Antena 1

Foto: Leon Lestrade - Latin America News Agency via Reuters

O presidente da República dá esta segunda-feira início às comemorações do Dia de Portugal junto de portugueses e luso-descendentes na Cidade do Cabo.

Marcelo Rebelo de Sousa chega à tarde à cidade sul-africana e, depois de uma cerimónia a bordo do navio-patrulha Setúbal, da Marinha Portuguesa, tem um encontro com a comunidade local em Pretória.

Os sul-africanos ainda se debatem com cortes diários de eletricidade, um elevado custo de vida e a criminalidade. Realidade que a comunidade portuguesa tem de enfrentar, descreve o conselheiro das comunidades, Vasco Pinto de Abreu. Este cenário leva portugueses e sul-africanos a deixarem o país, explica o conselheiro.

Vasco Pinto de Abreu gostaria que Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa ouvissem os portugueses neste país, principalmente sobre criar mais apoios para quem queira regressar a Portugal.
Com quase 40 anos de África do Sul, o conselheiro português diz que a corrupção é o principal problema de um país que já não é "o de Nelson Mandela".

A comunidade portuguesa na África do Sul está estimada em cerca de 400 mil cidadãos nacionais e luso-descedentes. Mais de 100 mil estão inscritos nos consulados.
pub